quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tiradentes

 História de Tiradentes
         Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido com Tiradentes, nasceu na Fazenda Pombal, entre São José (atual Tiradentes) e São João Del Rei, em 1748. Exerceu diversos trabalhos, entre eles minerador, tropeiro, mascate e dentista prático, do qual surgiu o apelido “Tiradentes”, por extrair e fazer dentes.
         Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais da Coroa Portuguesa. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado à forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
       O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil em uma república independente de Portugal e livre do domínio português.





Nenhum comentário:

Postar um comentário