terça-feira, 23 de novembro de 2010

ESPAÇO DO BIÓLOGO

Compreender um biólogo é mais do que compreender seu professor, é compreender a natureza
 
                
     Não se preocupe caso você não consiga visualizar o que ele está observando. Na verdade, eles estarão olhando uma formiga carregando uma folha gigantesca, uma samambaia disposta de uma forma estranha num buraco do muro ou simplesmente um pássaro incomum que está empoleirado em uma árvore.
     Este senso de beleza diferenciado de um biólogo é que faz com ele enxergue no mundo as mais diversas criaturas, mesmo as que são tidas como nojentas e asquerosas, como um besouro ou uma barata, e ainda assim achem algo nelas que as deixam lindas.
     Ora, quantas vezes passamos por uma praça ou um terreno baldio e sequer observamos o que existe em nosso redor? E quantas vezes vamos a estes lugares e só conseguimos prestar atenção em pessoas e no barulho dos carros, mesmo quando há um lindo canto de um pássaro?
     Por estas e outras, quando for a alguma área verde, tente relaxar. Observe o que está a sua volta. Você vai se surpreender com as belezas que existem na natureza e muitas vezes não as enxergamos.
     Mesmo quando você encontrar um biólogo durante seu período de observação e ele se entusiasmar com o seu interesse e iniciar um discurso em “biologuês”, enquanto tenta te explicar o que está acontecendo, não se preocupe. Tenha em mente que muitas vezes ele está admirado com a possibilidade de que alguém além dele esteja interessado em olhar a natureza.
     Além disso, quando ele começar a falar sobre um musgo e discursar: “são briófitas! São plantas mais primitivas! Você acredita que elas não têm nem vasos condutores? E elas ainda dependem da água para a fecundação...”; quando você for fazer qualquer prova sobre o assunto, você lembrará daquele dia em que você olhou para uma “mancha verde sem graça” e viu que ela tinha uma grande importância evolutiva e ecológica.
Prof.ª Bárbara Beatriz da Silva Nunes
  Professora de Biologia e Ciências
           Laboratório de Ciências



     

2 comentários:

  1. É exatamente assim que nos tornaremos conhecidos. Divulguemos nossas paixões, compartilhemos nossos conhecimentos e estaremos auxiliando quem nos observa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo!

    Temos de passar para as demais pessoas o que sentimos para que elas nos conheçam melhor, ou até mesmo passem a respeitar e a amar as coisas mais belas da vida, as quais normalmente são detalhes tão ínfimos que muitas vezes sequer percebemos.

    Bárbara Beatriz

    ResponderExcluir