terça-feira, 23 de novembro de 2010

Extração de pau-brasil e colônia.

A história do pau-brasil é domínio de estudos históricos focado na evolução do território e organização social do Brasil que, cronologicamente, se estende da chegada dos portugueses até os dias atuais.
O pau-brasil, conhecido entre os  índios tupis como ibirapitanga, cujo nome científico é designado como Caesalpina echinata, era a principal riqueza de crescente demanda na Europa. Estima-se que havia, na época do descobrimento, mais de 70 milhões de árvores do tipo, abundando numa faixa de 18 km do litoral do Rio Grande do Norte até a Guanabara.

                    Pau-brasil, árvore símbolo do Brasil

Quase todas foram derrubadas e levadas para a Europa. A extração foi tanta que, atualmente, a espécie é protegida por lei para não entrar em extinção. Para explorar a madeira, milhares de marinheiros desembarcavam e recrutavam índios para trabalhar no corte e carregamento das toras, em troca de pequenas mercadorias como roupas, colares e espelhos, prática chamada de "escambo". Essa árvore foi muito utilizada tanto por causa da madeira, quanto por causa da utilização de seu corante vermelho, utli no tingimento de tecidos.
Por outro lado, existem instituições conscientes que preservam o que restou de forma sustentável garantindo esse bem comum para as futuras gerações transformando a área onde se encontra o pau-brasil em unidade de conservação. Dessa forma, a Escola da Polícia Militar de Itumbiara é uma instituição consciente que preserva a árvore símbolo do Brasil, possuindo em seu bosque exemplares da quase extinta pau-brasil.

Professora, Vanessa Maria Marques Salomão Referência bibliográfica
 http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Extrativismo_no_Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário